IFÁ

          É um instrumento de diagnose energética que se originou na Àfrica Ocidental entre os yorubas, na Nigéria. O Orixá Orunmilá é também chamado de Ifá, ou Orunmilá-Ifá, antigo profeta denominado Agbonniregun ("Aquele que é mais eficaz do que qualquer remédio"). O Testemunho do Destino e da Criação.
          O Culto de Ifá tem um rígido e complexo sistema de conduta moral relativo a seus adeptos, expresso no Odu Ikafun, onde surgem os dezesseis mandamentos de Ifá.
Não adianta ter fé se não tem Iwà, ter bom coração se não tem Iwà.

         IWÀ - A IMPORTÂNCIA DO BOM CARÁTER E BOM COMPORTAMENTO

A adivinhação de Ifá não depende de uma pessoa que tenha poderes oraculares, mas sim em um sistema de signos (Odús) que são interpretados por um Bàbálórìsà ou Bàbáláwô iniciados no Culto de Ifá. 
           O Adivinho que manipula Ifá - Babaláwo - Baba (o pai) + Li (que tem) + Áwo (o segredo) sacerdote que é responsável pelos rituais e iniciações. Todos no culto dependem de sua orientação e nada pode escapar de seu controle. Em caso de dúvida Ifá é consultado pelas pessoas que precisam de decisões sobre casamentos, viagens, negócios importantes, doenças, ou por motivo religioso.  
 
O Culto de Ifá segundo a UNESCO:

Patrimônio Imaterial da Herança Oral Intangível da Humanidade


UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) tem como objetivo desde 1945 contribuir para a paz e a segurança do Mundo. 
   
          A UNESCO desenvolve também programas de proteção de Patrimônio Mundial. Um dos programas desenvolvidos entre 2005 e 2008 foi à preservação de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, contendo entre os 90 elementos Mundiais selecionados o Sistema de Divinação de Ifá da Nigéria.
 

Descrevem-no como:



“O Sistema de adivinhação Ifá faz uso de um extenso corpus de textos e fórmulas matemáticas e é praticado pelo povo Yorùbá e pela diáspora Africano nas Américas e no Caribe. 


A palavra Ifá refere-se à mística figura Ifá ou Orúnmilá, considerado pelos Yorùbá como a divindade da sabedoria e do desenvolvimento intelectual.


Em contraste com outras formas de adivinhação na região que empregam mediunidade, a adivinhação de Ifá não depende de uma pessoa que tenha poderes oraculares, mas sim em um sistema de signos que são interpretados por um Adivinho, Sacerdote, Bàbálórìsà ou Bàbáláwô iniciados no Culto de Ifá. 

  
O Sistema de Adivinhação Ifá é aplicado sempre que uma importante decisão individual ou coletiva tem que ser feita, tendo desta forma uma pesada influência/regência na vida do Povo Yorùbá, pois nada se faz sem que Ifá determine ser feito.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário